quarta-feira, 21 de março de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - PALÁCIO DA MÚSICA CATALÃ"

PALÁCIO DA MÚSICA CATALÃ (PALAU DE LA MÚSICA CATALANA)

O Palácio da Musica Catalã (Palau de la Música Catalana - em catalão), é um auditório de música incrivelmente lindo, localizado em Barcelona, Espanha. 
Foi projetado pelo arquiteto catalão "Lluis Domènech i Montaner", um dos mais renomados arquitetos representante do modernismo catalão.
A construção do palácio musical foi iniciada e concluída entre os anos de 1905 a 1908.
Há pouco ícones mais representativos do orgulho catalão do que o "Palácio da Música Catalã", sede do "Orfeó Catalá".
O "Orfeó Catalá" foi fundado no ano de 1891, no final do século XIX, como forma de dar continuidade ao tradicional canto popular catalão, cantado por músicos amadores, que na época estava em declínio. 
Encabeçou esta iniciativa o maestro e compositor catalão "Luis Millet" que conseguiu com o desenvolvimento do "Orfeó Catalá" renovar e dar mais vigor à música vocal regional.
O projeto do arquiteto "Lluis Domènech" apresentou soluções consideradas bastante avançadas para a epoca com grandes paredes de vidros integradas a mosaicos, vitrais, ferro forjado e deslumbrantes esculturas.
Na fachada principal como se a partir da proa de um navio, nos deparamos com o trabalho do escultor "Miquel Blay", chamado de "LA CANCÓ POPULAR CATALANA", que como o proprio nome sugere, é uma alegoria à música popular do povo catalão. Como patrono da nação catalã, a figura de "São Jorge" ocupa a posição central destacando se a seguir a "Musa da Música" emergindo da terra, onde o povo catalão é representado em todas as idades e criou as suas raizes.
No ano de 1997 o "Palácio da Música Catalã" foi declarada pela "UNESCO" como patrimônio mundial da humanidade.
Hoje mais de meio milhão de pessoas ao ano assistem apresentações musicais no "Palácio da Música Catalã" que vão da música sinfonica ao jazz, e até os nossos ilustres músicos brasileiros como "Toquinho, Gal Costa e Seu Jorge" se apresentaram aqui no "Palácio". É também um dos mais famosos marcos onde voçê pode assistir concertos de "Sarah McLachlan à Filamôrnica de São Petersburgo".
A sala de concertos do "Palácio" tem capacidade para acomodar 2.200 pessoas sentadas, e é também o único auditorio na Europa, que está iluminado totalmente durante o dia pela luz natural.
As paredes em duas partes consistem principalmente de paineis de vidros coloridos em um magnífico conjunto de arcos e uma enorme claraboia de vitral desenhado pelo artista "Antoni Rigalt" cuja peça central  é uma cúpula invertida em tons de ouro rodeados por filetes azuis, alegorias ao "sol e o céu".
"A sala de concerto é uma das mais belas do mundo...sem exageros. É um dos seus mais importantes tesouros arquitetônicos. Seu rítmo, simples, complexo, místico e paradoxal, desafia a descrição exata".

4 comentários:

  1. Magnífico o "Palácio da Música Catalã" ou "Palau de la Música Catalana", em Barcelona-Espanha, ícone mais representativo do orgulho do povo catalão para dar continuidade ao tradicional canto popular catalão...o "Orféo Catalá" veio dar maior vigor à música vocal regional...
    isto é Arte!

    ResponderExcluir
  2. Gracias querido Semel por postear el palau de la música Catalàn. Es una maravilla que deja asombrado. Así me dejó a mi la primera vez que lo visité. Un abrazo pra você. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, querido amigo Semel pela brilhante postagem sobre este magnífico Palácio da Música Catalã e divulgação da Arte.
    Um abraço
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Dados bem expostos sobre este belo edifício. Parabéns caro amigo Semel. Muitos beijos

    ResponderExcluir