segunda-feira, 5 de março de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

SALTO ÁNGEL OU CATARATAS ÁNGEL

O "Salto Ángel ou Cataratas Ángel" é uma cachoeira no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela próximo das fronteiras do Brasil e da Guiana. È a mais alta "queda d'agua" do mundo, sendo 15 vezes mais alta do que as cataratas de Niágara e uma vez e meia mais alta do que o edifício "Empire State Building" de Nova Iorque.  Com com 979 metros de altura, dos quais 807 metros são de quedas sem interrupção formado pela queda do rio Chorum, situado no "Parque Nacional Canaima" o sexto maior parque do mundo em extensão. Foi criado em  12 de junho de 1962 e  declarado "patrimonio da humanidade" pela UNESCO  no ano de 1994.
A altura oficial da catarata foi determinada por uma pesquisa da "National Geographic Society" em 1949.
Conforme fontes de alguns historiadores a gingantesca queda d'agua  foi avistada pela primeira vez em 1910 pelo explorador "Ernesto Sánchez". Esta beleza natural permaneceu desconhecida até quando o aviador e aventureiro americano James Crawford Angel a sobrevoou, mas só foi divulgada a sua descoberta em 21 de maio 1937, quando o piloto, sua esposa e dois companheiros de viagem fizeram um pouso na região danificando o seu avião, sendo obrigados a descerem a montanha, caminhando durante 11 dias  para conseguirem voltar a civilização, a aventura ficou famosa e conhecida por todo o mundo. Desde então a catarata ficou sendo conhecida por "Ángel Falls".
Até então a catarata era conhecida pelos indígenas da região por Karepakupai-meru que no idiona indígena pemon significa "queda de àgua até o lugar mais profundo".
O Salto Ángel é sem sombra de dúvida um lugar explêndido pela sua extraordinária beleza com plantas e flôres exóticas tais como bromélias, orquídeas, quaresmeiras violeta, lantanas amarela e laranja e uma grande diversidade de samambaias.
O acesso até ao Salto Ángel é feito através de Canaima, município onde se encontra situado o "PARQUE NACIONAL CANAIMA", Santa Helena de Uairén e Ciudad Bolívar onde há inúmeras operadoras de turismo que organizam excursões por terra, àgua e ar (aviões e helicópteros), para divisar o maciço de Auyantepuy com seus inúmeros saltos de àgua.
Por toda esta beleza extasiante aos nossos olhos que o "Salto Ángel ou Cataratas Ángel" proporciona a humanidade, e ao turismo Ecológico, é então considerada como..."AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"








Um comentário:

  1. Fantástico, explêndido a queda d'agua mais alta do mundo o "Salto Ángel ou Cataratas Ángel",é o maior espetáculo que a natureza poderia proporcionar aos olhos humanos. Esta queda d'agua já foi mostrada em diversas películas, em especial o filme "Up-Altas Aventuras", que descreve o salto como o "Paraiso das Cachoeiras".
    Bora lá gente!!!

    ResponderExcluir