quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"WEKEEND"


PARQUE DO IBIRAPUERA - SÃO PAULO

O Parque do Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Ibirapuera na língua tupi significa "pau podre ou àrvore apodrecida". Na década de 1920, o então prefeito de S.Paulo - Jose Pires do Rio - idealizou a transformação daquela àrea em um parque, semelhante aos existentes na Europa e nos Estados Unidos da América, como o Bois de Bologne em Paris, o Hyde Park em Londres e o Central Park em Nova Iorque. No entanto a idéia da execução do parque frustrou em função das condições do terreno, pois o mesmo era alagadiço.

Mas um modesto funcionário da prefeitura, Manoel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou no ano de 1927 o plantio de milhares de mudas de eucalipto australiano cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade. Graças a esta providência o terreno foi se recuperando e no ano de 1951, o então governador do estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que  o projeto do "Parque do Ibirapuera" fosse construído para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo(400 anos de sua fundação, pelo padre jesuíta José de Anchieta).

A comissão pró construção foi formada, e o então renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer ficou responsável pela execução do projeto arquitetônico, e o famoso paisagista Roberto Burle Marx ficando responsável pelo projeto paisagístico do tão almejado e sonhado parque da cidade de São Paulo.
Iniciado então a construção do parque, com àrea de 1,584 quilometros quadrados, e os seus três lagos artificiais interligados ocupando uma àrea total de 15.700 metros quadrados.
Mas por motivos adversos a inauguração do "Parque do Ibirapuera", que seria inaugurado no dia 25 de janeiro de 1954, aniversário da cidade de São Paulo, como fora previsto, só foi possível  a sua inauguração em 21 de agosto de 1954.

Hoje quem passa pelo Parque do Ibirapuera, pode escolher as suas diversas atrações, entre elas o Museu de Arte Moderna -M A M, o Museu de Arte Contemporânea - M A C, o Planetário, o Obelisco, a Oca.
O Pavilhão da Bienal é um espaço que sedia alguns dos acontecimentos mais importantes da cidade de São Paulo. O primeiro grande evento que abre o calendário anual da capital paulista acontece lá. È o SPFW - São Paulo Fashion Weeck, que reune a nata da moda atual brasileira, trazendo as mais lindas e famosas modelos brasileiras e internacionais para a apresentação da moda que acontence duas vêzes por ano, em janeiro a moda inverno e em julho a moda verão, ambos incluído no calendário oficial e mundial da moda. Acontece também nêste espaço a Bienal das Artes nos anos pares e a Bienal da Arquitetura nos anos impares, acontecendo também Congressos e Feiras nacionais e mundiais como a Adventures Sports Fair, a maior feira de esportes e turismo da América Latina.
Já a OCA, cujo formato faz jús ao nome é famosa por sediar Exposições de Artes, incluindo "Picasso na Oca", a maior retrospectiva já realizada sôbre o pintor espanhol na américa Latina.
Corpos Pintados e Dinos na Oca que conta com mais de 400 peças expostas nos seus 10 mil metros quadrados.
Além disso o parque oferece aos seus usuários várias àreas para atividades físicas, ciclovias, playgrounds e também é permitida a entrada para os cães.
PARQUE DO IBIRAPUERA
Av. Pedro Álvares Cabral s/n 
Vila Mariana - Zona Sul (à 5 Km. do Metrô Santa Cruz)
Telefone: (11) 5574-5177
Site: www.prefeitura.sp.gov.br
Horário de funcionamento: das 05:00hs as 24:00hs

Bora lá gente, fazer um cooper, andar de bike, curtir com as crianças...e respirar um arzinho bem mais puro do que se aspira todos os dias aí nesta grande metrópole!!!












Um comentário:

  1. Fantástico o Parque do Ibirapuera, excelente local de lazer, local ideal pra se estar curtindo com as crianças e até o seu cachorrinho de estimação...ciclovias, pista para cooper com muito verde...
    local também para se estar curtindo o mundo fashion, das artes, da cultura...e mais muito mais, vc que está aí em Sampa não deixe de curtir êste santuário aí bem pertinho de voçê.
    Bora lá gente...!!!

    ResponderExcluir